quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O perigo das Queimadas




A queimada é uma prática usada desde os tempos primitivos para limpeza do terreno no intuito de preparar o mesmo para o plantio de culturas e formação de pastos.

É uma técnica ainda usada nos dias atuais.Quilômetros e quilômetros de matas e florestas são destruídas, animais silvestres são brutalmente exterminados e expurgados de seus habitats. Camadas e camadas de poluição atmosférica são lançadas.

A  camada superficial do solo onde consta a matéria orgânica é destruída.Além da destruição da vida microbiana, o fogo destrói também sementes, plantas e raízes. Degrada o ambiente , causa o esgotamento das terras  pelas erosões e perda da biodiversidade do local.
 



Estima-se que setenta por cento do gás carbônico produzido no Brasil provém das queimadas, causando asmas, bronquites e hipertensão na população. Também a falta de visibilidade causada por queimadas provocam inúmeros acidentes nas estradas, matando pessoas e animais.

E consequentemente, depois de dois anos após a limpeza por queimadas o produtor rural se vê obrigado a deixar o terreno e elaborar a queima em outro espaço, pois o solo torna-se improdutivo.




As intenções por trás das práticas de queimadas são as mais diversas. Ora para acabar com as pragas e doenças e para o preparo do solo por produtores rurais de poucos recursos, impossibilitados de usarem  práticas mecanizadas. Ora por grileiros para apossarem ilegalmente das terras. Ora por canavieiros para facilitar a colheita eliminando os espinhos das culturas. Ora para eliminar o que sobrou da colheita (a exemplo do algodão) para exterminar os bicudos, pragas comuns neste tipo de monocultura.

O fogo no cerrado pode iniciar também por fatores naturais. Ocorre através do acúmulo de biomassa seca de palha, pela baixa umidade e altas temperaturas nesta época de inverno seco, criando condições favoráveis para tal. Pelas descargas elétricas, pela combustão espontânea.Atrito entre rochas e até mesmo pelo atrito dos pelos de alguns animais com a mata. Quaisquer destes fatores contribuem para desencadearem uma queimada.

O fogo originado por fatores naturais pode até ser benéfico para o bioma em algumas situações. Pois, contribui para a germinação de sementes,as que são impermeáveis, que necessitam de choque térmico para que se efetue a quebra de sua dormência vegetativa. A rápida elevação da temperatura causa fissura nas sementes facilitando a penetração da água e iniciando o seu processo de germinação. Porém diante do estrago que causa uma queimada, a equivalência da beneficência se torna bastante insignificante tornando-se desaconselhável tal prática. 
 

 

E para germinação de sementes impermeáveis, práticas simples já são usadas com choque térmico causado por  água quente e fria, aplicadas nos planejamentos agro florestais.Portanto a prática de queimada não se justifica em hipótese nenhuma.

Cabe a cada um de nós promover campanhas de combate ao uso do fogo, levando uma palavra, uma informação, um conselho e até mesmo denunciando estas práticas que são, além de não trazerem benefícios são totalmente criminosas.

           

Então passa-se ali um drama augusto...
N'último ramo do pau-d'arco adusto
O jaguar se abrigou...
Mas rubro é o céu... Recresce o fogo em mares...
E após... tombam as selvas seculares...
E tudo se acabou!...

Castro Alves



E, esgrouvinhada, rija e pasma,
como um tetérrimo fantasma,
de retorcidos braços nus,
aquela triste árvore eleva
os galhos secos para a treva,
no desamparo de uma cruz.

Batista Capelos



Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada

http://ambiente.hsw.uol.com.br/queimadas.htm

http://www.brasilescola.com/brasil/a-acao-fogo-no-cerrado.htm



"O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz. (Sal. 29:11)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário