O inverno segue. Seco.
Há 44 dias de estação de inverno, a estância anda
assim: A vegetação é a típica de cerrado. Savana, gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos de troncos retorcidos, raízes
longas à procura de água no subsolo.
Nesta época as
queimadas são frequentes, o que muito me preocupa. Causa maior é o infortúnio do descuido humano.Bitucas de cigarros,latinhas de alumínio ou mesmo ateando fogo propositadamente.Vandalismo.
A radiação solar é
bastante intensa e em agosto podem ocorrer ventanias e redemoinhos levando as
cinzas e faíscas para longe provocando novos focos de incêndios.
Devido à estiagem o
solo se resseca nas camadas superiores
entre 1.5 a 2.0 metros de profundidade agravando a situação.As gramíneas tem um
alto teor de combustão. E o fogo subindo
e descendo serras ninguém o contém.
Por estar localizada
em regiões de planalto central, clima tropical sazonal, nestes meses de
estiagem , devido ao inverno seco, as
temperaturas podem variar, às vezes chegando a 10graus , em dias mais frios
oscilando até 40 graus pelo mês de setembro
por época de final de inverno e inicio
de primavera.
A florescência faz tristeza. O capim está amarelo e seco, os arbustos
retorcidos se desfazem de suas folhagens, trocando-as.
Alternadamente, cada um
na sua vez. Enquanto umas estão totalmente despidas, outras já pardas e
amareladas, outros ainda verdes pré despidas ou já verdes pós despidas. O chão
forrado de folhas secas e outras caindo pairando ao sabor do vento. Sol a pino.
A presença do Ipê Caraíba (Tabebuia Áurea) de floração amarelo-ouro
intenso é predominante no mês de agosto.
E coquinhos do cerrado não
identificados, embora não fui bem
sucedida depois de muitas pesquisas. São
os únicos elementos da flora que vi com exuberância nesta estação.
As atividades seguem. Contei com os serviços de “Seu Francisco”, o
vizinho que mora na chácara do lado. Pedi-lhe que começasse pela mata ciliar, a
retirar a vegetação rasteira que impede o acesso ao rio.
E a limpeza dos decks
de pneus. Já se percebe a diferença.
Com o capim andropogon que foi derrubado
de dentro dos decks formou-se leiras imensas que “Seu Francisco” pensa em atear
fogo em noite de lua nova.
Alguma ciência a ver com a
direção, a intensidade e a velocidade dos ventos, para que o fogo não disperse
para a vegetação e chácaras vizinhas. A
veredinha também foi roçada.
O "Bosque Caminho das Águas", jardim temático da mata ciliar já se evidencia.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerrado






Nenhum comentário:
Postar um comentário