Um
modelo de inspiração para o permacultor são as florestas, dentre os sistemas
naturais.
A
dinâmica da floresta funciona assim: as espécies adaptáveis às condições do
ambiente preparam - no para as próximas espécies, o que chamamos de sucessão
florestal.
A
agrofloresta ou floresta de alimentos se baseia nestes princípios. É uma
floresta plantada seguindo os princípios do sistema natural. Quanto mais
diversa e mais densa a floresta com grande quantidade de plantas, mais estável
é.
Dando-lhe
os cuidados iniciais logo ela se desenvolve por si só, necessitando apenas de
um manejo esporádico.
Sua
importância no sistema atua protegendo o solo, gerando água, sendo um reduto da
biodiversidade animal e vegetal. Fornece alimentos, desde hortaliças até
frutíferas, associando – se às plantas nativas e exóticas.
Gera
- se mais alimentos numa área menor, protegendo o solo, a água, sem problemas
com pragas, doenças e dispensando uso de venenos.
A
sucessão tem fundamental importância para a agroecologia e para os desenhos de
SAFs, mantendo a fertilidade e a produtividade através do manejo apropriado.
Por
ocasião das implantações dos SAFs, leva-se em conta a necessidade de luz,
porte, forma do sistema radicular e o comportamento da planta no clima e no local
que vai ser inserida.
E tambem
a classificação da planta.
As
plantas pioneiras, normalmente são as herbáceas: Hortaliças, culturas anuais, caracterizadas por recobrir o solo e
desenvolverem-se a pleno sol. Sua duração de vida é de alguns meses. Ex:
Feijão, tomate, milho, pepino e maxixe.
As
plantas secundárias: são as plantas que vão permanecer por mais tempo no
sistema.
I-
Ciclo de vida curto (até 02 anos): Abacaxi, mamão, mandioca, cana-de-açucar.
II-
Ciclo de vida médio (até 15 anos): Feijão Guandu, Araticum, algodoeiro,
leucena, moringa, banana, mandioca , maracujá.
III-
Ciclo de vida longo (ate 80 anos): cajueiro, nim, angico, mangueira, abacate,
tamarindo.
As
plantas transicionais (mais de 80 anos): baru. São as plantas que dominam as agroflorestas
em sua fase adulta.
È
uma forma diferente de plantar, que nasceu da observação da natureza.
De
cara já se percebe que o sistema é contra a monocultura.
Gradativamente
as plantas vão dando os frutos que alimentarão o agricultor e enquanto isso as
árvores vão formando a agrofloresta.
Nesta
mistura de espécies, as plantas companheiras são plantadas juntas para melhor
se desenvolverem.
Segundo
Ernst Götshc, autoridade maior em agrofloresta: ”Terra ruim ou pobre é só na cabeça da gente. Com 12 horas por semana,
temos abundância em qualquer lugar no mundo”
Fonte:
http://www.pixfolio.com.br/arq/1267570269.pdf
http://www.aipa.org.br/urt141-3-agroflorestas.htm
IPOEMA-
Instituto de Permacultura: Organização, Ecovilas e Meio Ambiente.Permacultura
Curso de Design.




Nenhum comentário:
Postar um comentário