Na
linguagem permacultural a palavra lixo praticamente inesiste. O que se designa
lixo costumamos renomear de “recursos”.
Na
Estância projetei uma Miniestação de Tratamento do lixo, exclusivamente para a
destinação dos resíduos, ditos recursos: o “Portal da Siriema”. Servirá para
coleta e destinação final do lixo.
Algumas
atividades serão executadas e trabalhadas dentro da Quinta de modo que para
cada tipo de resíduo terá uma destinação apropriada.
O
minhocário; a recicloteca; a composteira; o aterro controlado e os cestos
sugismundos.
Os
cestos sugismundos ficarão dispostos ao longo das trilhas e beirando as
estradas de acessos para que neles sejam depositadas garrafas, latinhas,
sacolas e outros materiais descartados pelos visitantes e usuários da Quinta.
O
minhocário (vermicultura) será construído na forma de quiosquinhos bem
planejados de forma que as minhocas que ali serão criadas receberão tratamento
apropriado de forma que fiquem livres de predadores como pássaros, formigas,
galinhas e até mesmo vento, sol e chuva.
A
recicloteca será um centro de triagem onde os objetos serão classificados e
destinados ao reaproveitamento na forma de produtos artesanais, e mesmo
destinados à construção civil na própria Estância.
A
composteira abrigará os resíduos orgânicos domésticos como restos de comidas
não processadas e resíduos de jardins e hortas, cujo produto devolverá à terra
os nutrientes de que necessita aumentando sua capacidade de retenção de água,
permitindo o controle de erosão. Os materiais destinados a ela são as cinzas,
penas, lixo domésticos, aparas de grama, palhas, podas, folhas, jornais,
serragens, cascas de frutas e outros.
No
aterro controlado serão destinados os resíduos sólidos para confinamento
cobertos com uma camada de material inerte em local devidamente impermeabilizado
de modo a minimizar os riscos de poluição.
É
claro que nessas ações de cuidados com o lixo não trataremos de resíduos
hospitalares ou nucleares( salvo ocorrer ) que ficarão a cargo de uma empresa
devidamente habilitada para tal. Estou me referindo aqui ao lixo unicamente produzido
na Quinta.
Lixos
que virão de outras fontes não adentrarão na Quinta a não ser em casos de
materiais que serão adquiridos para algum fim específico como nos casos dos
pneus que devido à quantidade normalmente maior serão usadas nas
construções.





Nenhum comentário:
Postar um comentário