domingo, 1 de setembro de 2013

Sarau com Alaíde Teixeira




“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”

Provérbios de Salomão 17:17
 
Alaíde Teixeira
 Minha amiga anunciou que estaria escrevendo para mim algo que faria referências à bandeira que defendo: o meio ambiente e a permacultura. Fiquei na expectativa.

Já ciente do seu talento literário em relatar situações corriqueiras em verso e em prosa,  ao receber este presente, curvo-me diante de sua capacidade de contribuir para a perpetuação da cultura.
 
Alaide Teixeira -Capa do Livro "Sentir de Mulher" de autoria de seu esposo Ismael Torales/2009.
 Alaíde Teixeira é assim: amiga, verdadeira e transparente, sem véu e sem máscara. Traz a humildade de Jesus até onde o seu direito é respeitado. Leoa, diante da ruptura dessa linha, principalmente na defesa de seus cinco filhos que educou sozinha sem o amparo do genitor. Sóbria, porque sabe viver com menos mesmo em dias de abundância. Silenciosa, porque sabe ouvir e só opina quando solicitada. Organizada, porque consegue levar sua vida na mais perfeita harmonia, mesmo se desdobrando em organização da casa e da família, em escrever seus artigos e em dedicar-se ás suas criações, pois Alaíde Teixeira é uma exímia artesã. Resoluta, porque sabe quando e a hora de se realizar as coisas certas. Frugal, porque a simplicidade é sua bandeira. Vive de forma simples, fala simples e mora simples. Justa, porque não prejudica as pessoas e não omite suas responsabilidades. Tranquila, porque mesmo nas horas difíceis sabe administrar as adversidades com fé e coragem.
 
Alaíde Teixeira - Artesã

Alaíde Teixeira tem três ferramentas que consegue transmitir os seus pensamentos: a caneta, o papel e os olhos.

Gratidão, minha amiga, por este inestimável presente. Continue encantando não só a mim. Mas também o mundo.
 
Alaíde Teixeira

Com sua devida autorização, tenho a grandiosa satisfação de publicar neste humilde blog uma entre tantas de suas maravilhosas obras.

O crédito a você, justo e merecido.

“Sustentabilidade no compasso do cordel”

Autora: Alaíde Teixeira

Olha eu aqui minha gente

Cheguei com muita emoção

Foi a dona desse blog

Que me deu inspiração

Pra falar de um problema

Que pode ter solução

Mas temos que agir agora

Pra frear a destruição

(-)

Começo pedindo a Deus

Que me dê capacidade

Pra fazer esse cordel

Com toda minha humildade

O assunto do momento

Tem haver com nossas matas

E também com as cidades

É Sustentabilidade

(-)

Quero fazer um pedido

Pra toda a população

A minha ação como a sua

Traz a diferença então

Para viver de verdade

Eu cheguei à conclusão

É Sustentabilidade

Mas isso requer ação

(-)

O planeta está mudando

Tá aí a realidade

Aquele de consciência

Está triste de verdade

Com tanta destruição

Querendo qualquer ação

Com responsabilidade

Pra Sustentabilidade

(-)

Temos que denunciar

Não podemos nos calar

Quem polui o ambiente

Quem vive de desmatar

Não vai deixar para nós

Nem a história pra contar

E o futuro das crianças

Como é que vai ficar

(-)

Não derrubem nossas matas

Visando só o capital

A natureza dá sinal

Ela está passando mal

Tudo isso é a ganância

Pelo valor capital

Esquecendo na verdade

O valor ambiental

(-)

Tem cientista dizendo

Que o planeta não vai bem

Como o homem é capaz

De acabar com o que tem

Destruindo a mãe terra

Que só lhe traz o bem

Lhe fornece a comida

E tudo de bom que ela tem

(-)

Sem falar que as queimadas

Destroem o nosso sertão

Com as árvores torradas

Virando só o carvão

Coitado dos animais

Chorando a destruição

É só bichinho correndo

Pra não virar o tição

(-)

A codorna em disparada

Vem correndo já cansada

Atropelando a inhambu

Pra não morrer sapecada

E os passarinhos no ninho

Caindo com as folhas queimadas

E as cobras se arrastando

Oh que sina desgraçada

(-)

Isso tudo é resultado

Pro aquecimento global

Vai pra camada de ozónio

O calor é infernal

Com essa situação

O planeta passa mal

Entrando em extinção

Planta, gente e animal

(-)

O homem irracional

Se alimenta do poder

Por causa de sua ganância

Destruir vira prazer

Até o animal selvagem

Não mata só por prazer

Ele só mata aquilo

Que precisa pra comer

(-)

Vamos pedir ao criador

Que proteja toda nação

Não deixe que o bicho homem

Um animal sem razão

Destruir a natureza

Ele não tem precisão

A terra lhe da o pão

Desde a sua criação

(-)

Quando Deus criou a terra

E criou Eva e Adão

Ele falou para Adão

Meu filho preste atenção

Pois eu vou te avisar

Tu da terra vais cuidar

Para que teus descendentes

Possam dela desfrutar

(-)

Ainda dentro do tema

Quero falar da cultura

Tem um jeito bem saudável

Quem diz é a permacultura

Plantando com consciência

A nossa agricultura

Teremos bem mais saúde

Na nossa vida futura

(-)

Pra termos um solo fértil

Na hora de semear

É algo de admirar

Está nas folhas das árvores

O melhor adubo que há

É só cuidar bem da terra

Que a terra vai te dar

O melhor fruto que há

(-)

O ecossistema recicla

Trazendo a fertilidade

A natureza é rica

Em biodiversidade

Temos que saber usar

Com responsabilidade

Os recursos naturais

Isso é sustentabilidade

(-)

Saímos de nossas matas

E vamos para a cidade

Levando o mesmo tema

A sustentabilidade

Com o controle do lixo

Produzido na cidade

Estou falando do R

O R da reciclagem

(-)

A quantidade de lixo

Nos grandes centros urbanos

Só aumenta a cada ano

É o aumento do consumo

Que nós mesmos fabricamos

É Lixo multiplicando

Poluindo não só a terra

Mas também os oceanos

(-)

Da consciência ambiental

Devemos sempre buscar

Evitando o desperdício

Para a vida melhorar

Não gerar lixo demais

Vamos gerar materiais

Que se possa reciclar

(-)

Reduzir e reciclar

São propostas de valor

Eu te faço uma pergunta

Me responda por favor

Tu vai mesmo utilizar

Tudo aquilo que comprou

A consciência ecológica

Determina o seu valor

(-)

Tudo que é reciclado

Antes de ir pro galpão

Temos que aprender fazer

Certinho a separação

Esse lixo é transformado

Vai ser muito utilizado

Pode virar decorados

Pra enfeitar sua mansão

(-)

Latas de refrigerantes

Ou mesmo as de cerveja

Latas de leite em pó

Qualquer embalagem que seja

Jogado em qualquer lugar

Só agride a natureza

Além de entupir bueiros

Vai pra dentro das represas

(-)

E as sacolinhas e pets

É de espantar veja só

Essas não se desintegram

Agente morre e vira o pó

E elas estão por ai

Vivendo bem muito mais

Do que a avó da minha avó

(-)

De sustentabilidade

Eu falei em verso e prosa

É um assunto abundante

Ficar fora me incomoda

Eu quero pedir que o povo

Faça parte dessa moda

Não deixe ficar fechado

Nos assuntos da alta roda

(-)

Vou fechando esse cordel

Pedindo ao pai do céu

Que abençoe Adelita

A minha amiga fiel

Como ambientalista

Vem cumprindo o seu papel

Defendendo a natureza

Da atitude cruel










4 comentários:

  1. Alaide es eso y mucho más. Gracias Adelita por los concptos alli vertido y ser amiga leal y verdadera. Aunque tu no lo sepas te admiro. Tu amigo poeta.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Nosotros desconfiamos decir, en que amamos Alaide, esta señora joven dulce y llena de ternura hacia todos. Siempre tendréis mi sincera amistad. La gratitud por el afecto.






      Excluir
  2. Obrigada Della por usar palavras tão doces de minha pessoa, e para mim é uma honra ter algo publicado em teu valoroso blog, te gosto muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão,querida!
      Já dizia Milton Nascimento em "Canção da América":
      "Amigo é coisa para se guardar
      No lado esquerdo do peito
      Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
      Mesmo esquecendo a canção
      O que importa é ouvir
      A voz que vem do coração"

      Excluir