Estas
duas semanas eram para ser uma semana festiva.
Dia 11 de setembro ficou instituído como sendo o Dia Nacional do
Cerrado. Há muito que se fazer para que estas reflexões sejam de alegrias, pois há mais com o que se preocupar do que com o que se comemorar, pois a margem legal
para desflorestamento continua larga,de 80%. A extração ilegal de madeira
para carvão desregrada, a agropecuária avançando desmedida e a urbanização
expandindo-se e consequentemente a necessidade de geração de mais energia e
assim por diante.
E
hoje, dia 21 de Setembro formalizou-se no Brasil como sendo o Dia da Árvore. Em
vários pontos do Brasil nesta semana, a partir de hoje, as comemorações estarão
acontecendo em homenagem à Festa Anual das
Árvores.
![]() |
| Mangaba |
Enquanto
nós, Povo da Floresta, saudamos a volta do sol, marcado pelo equinócio de
primavera, amanhã de 22 de setembro, momento em que o sol incide com maior
intensidade sobre as regiões localizadas próximas a linha do equador. Época em que o dia e a
noite tem a mesma duração.
![]() |
| Lua cheia do dia 19 de Setembro/2013 |
Saudamos
a chegada da primavera, aqui no hemisfério sul, a primavera austral, que tem início
amanhã marcado pelo equinócio que se prolongará até o próximo solstício de
verão em dezembro.
![]() | "Retrato de Mariusa" | ||||||
| Desenho em grafite e pincel. Colagem sobre papel. 35 x 25 cms Autoria:Adelita R. Mesquita/2012. |
Esta é a época
que começamos a plantar, época das promessas e das decisões. Pois a terra desperta para uma nova vida, e
a natureza recupera-se do adormecimento dos dias de inverno.






Nenhum comentário:
Postar um comentário