sábado, 21 de setembro de 2013

A Primavera se avizinha


 
Pequizeiro em Flor
Estas duas semanas eram para ser uma semana festiva.  Dia 11 de setembro ficou instituído como sendo o Dia Nacional do Cerrado. Há muito que se fazer para que estas reflexões sejam de alegrias,  pois há mais com o que se preocupar do que  com o que se comemorar, pois a margem legal para desflorestamento continua larga,de 80%. A extração ilegal de madeira para carvão desregrada, a agropecuária avançando desmedida e a urbanização expandindo-se e consequentemente a necessidade de geração de mais energia e assim por diante.

 
Flor do cerrado em época de primavera
E hoje, dia 21 de Setembro formalizou-se no Brasil como sendo o Dia da Árvore. Em vários pontos do Brasil nesta semana, a partir de hoje, as comemorações estarão acontecendo em homenagem à Festa Anual das  Árvores. 


 
Mangaba
Enquanto nós, Povo da Floresta, saudamos a volta do sol, marcado pelo equinócio de primavera, amanhã de 22 de setembro, momento em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões localizadas próximas  a linha do equador. Época em que o dia e a noite tem a mesma duração. 


Lua cheia do dia 19 de Setembro/2013
Saudamos a chegada da primavera, aqui no hemisfério sul, a primavera austral, que tem início amanhã marcado pelo equinócio que se prolongará até o próximo solstício de verão em dezembro.

  
"Retrato de Mariusa"
Desenho em grafite e pincel. Colagem sobre papel. 35 x 25 cms Autoria:Adelita R. Mesquita/2012.







Esta é a época que começamos a plantar, época das promessas e das decisões.  Pois a terra desperta para uma nova vida, e a natureza recupera-se do adormecimento dos dias de inverno.

 

Florescência da Primavera





Nenhum comentário:

Postar um comentário