sábado, 17 de agosto de 2013

A bobagem quase feita.



Mulch, a descoberta.
Quando Seu Francisco falou que ia esperar a lua nova pra queimar a palhada por motivo da ventania estar mais amena durante a noite, fiquei pensativa.
Afinal, o fogo é o último recurso a se lançar mão.
Veio-me então a ideia da cobertura morta.

Palhada da veredinha
Passei a indagar.
O processo de cobertura é usado tanto na produção agrícola como em jardinagens para melhorar a produtividade do solo. Conservando a umidade. Melhorando a fertilidade. Reduzindo o crescimento de ervas daninhas e melhorando o visual da área.
 
Seu Francisco
A cobertura de folhas de árvores que caem durante o outono e inverno, e ao se decomporem permitem que a água e a umidade escoem para debaixo da superfície do solo.
A cobertura de palha tem boa retenção de umidade e propriedades de controle de ervas daninhas.

Área capinada
Grande variedade de materiais são usados como cobertura de solo: gramas, folhas, palhas, serragens e lascas de madeiras. Jornais desfiados, papelão e esterco.
Mulch (palhada) aplicada pode ser mais eficiente que o uso de herbicidas.
  
Folhas caídas devido o inverno
A temperatura que esta cobertura é compostada elimina patógenos de fezes e urinas, carrapatos e pulgas. Melhora o solo atraindo as minhocas gerando húmus.
Desta feita, troquei ideias com Seu Francisco. 
 
O microclima da florestinha ciliar
Veio a lua nova, primeiro quarto e caminhamos pra cheia. Seu Francisco disse que anda uma onça a rondar pelas imediações da estância oriundas da Terra Ronca. Ele ainda não a viu porem viu as pegadas. De repente por prudência preferiu esperar para então atear o fogo na palhada numa noite dessas.
 
Caraíbas em flor
Bendita suposta onça. Enfim, chegamos a conclusão de espalhar a palhada da veredinha e deixar decompondo.
Melhor assim. Afinal, vamos aprendendo com o andamento do projeto. Quase fizemos uma bobagem.

http://en.wikipedia.org/wiki/Mulch



5 comentários:

  1. Hola mi amiga Adelita. Soy um seguidor fiel de tu trabajo em pos de mejorar nuestro tan castigado planeta. Adelante, y te admiro por ser uma mujer guerrera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, querido amigo. Bienvenidos a mi blog. Vamos a dedicarnos a las causas de nuestra Madre Tierra se debe a nuestra causa. Sólo entonces podremos dejar algo positivo hecho por la posteridad. La gratitud por la visita.

      Excluir
  2. Oi Adelita. Tu sabes quando admiro tudo o que vc faz por a natureza tão castigada. Sabes aqui estou para dar os merecidos parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada Alaíde. Amiga sempre!Bem vinda a meu blog.Tens minha dedicação e carinho pela amizade, pelo talento literário que tens. Vamos adiante levando as mensagens de preservação e cuidado com nossa Mae Terra. Gratidão sempre!

      Excluir
    2. Obrigada minha eterna amiga, aprendo muito contigo, e digo sempre que o mundo precisa de pessoas como você, que pensa como você. Tens minha eterna admiração!

      Excluir