Mulch,
a descoberta.
Quando
Seu Francisco falou que ia esperar a lua nova pra queimar a palhada por motivo
da ventania estar mais amena durante a noite, fiquei pensativa.
Afinal,
o fogo é o último recurso a se lançar mão.
Veio-me
então a ideia da cobertura morta.
![]() |
| Palhada da veredinha |
Passei
a indagar.
O
processo de cobertura é usado tanto na produção agrícola como em jardinagens
para melhorar a produtividade do solo. Conservando a umidade. Melhorando a
fertilidade. Reduzindo o crescimento de ervas daninhas e melhorando o visual da
área.
A
cobertura de folhas de árvores que caem durante o outono e inverno, e ao se
decomporem permitem que a água e a umidade escoem para debaixo da superfície do
solo.
A
cobertura de palha tem boa retenção de umidade e propriedades de controle de
ervas daninhas.
![]() |
| Área capinada |
Grande
variedade de materiais são usados como cobertura de solo: gramas, folhas,
palhas, serragens e lascas de madeiras. Jornais desfiados, papelão e esterco.
Mulch
(palhada) aplicada pode ser mais eficiente que o uso de herbicidas.
A
temperatura que esta cobertura é compostada elimina patógenos de fezes e
urinas, carrapatos e pulgas. Melhora o solo atraindo as minhocas gerando húmus.
Desta
feita, troquei ideias com Seu Francisco.
Veio
a lua nova, primeiro quarto e caminhamos pra cheia. Seu Francisco disse que
anda uma onça a rondar pelas imediações da estância oriundas da Terra Ronca.
Ele ainda não a viu porem viu as pegadas. De repente por prudência preferiu
esperar para então atear o fogo na palhada numa noite dessas.
Bendita
suposta onça. Enfim, chegamos a conclusão de espalhar a palhada da veredinha e
deixar decompondo.
Melhor
assim. Afinal, vamos aprendendo com o andamento do projeto. Quase fizemos uma
bobagem.
http://en.wikipedia.org/wiki/Mulch






Hola mi amiga Adelita. Soy um seguidor fiel de tu trabajo em pos de mejorar nuestro tan castigado planeta. Adelante, y te admiro por ser uma mujer guerrera.
ResponderExcluirHola, querido amigo. Bienvenidos a mi blog. Vamos a dedicarnos a las causas de nuestra Madre Tierra se debe a nuestra causa. Sólo entonces podremos dejar algo positivo hecho por la posteridad. La gratitud por la visita.
ExcluirOi Adelita. Tu sabes quando admiro tudo o que vc faz por a natureza tão castigada. Sabes aqui estou para dar os merecidos parabéns.
ResponderExcluirAmada Alaíde. Amiga sempre!Bem vinda a meu blog.Tens minha dedicação e carinho pela amizade, pelo talento literário que tens. Vamos adiante levando as mensagens de preservação e cuidado com nossa Mae Terra. Gratidão sempre!
ExcluirObrigada minha eterna amiga, aprendo muito contigo, e digo sempre que o mundo precisa de pessoas como você, que pensa como você. Tens minha eterna admiração!
Excluir